Como se cultiva o açafrão

Esta planta iridácea, possuindo os estigmas vermelho-laranja, com grande procura mundial pelos seus conhecidos benefícios culinários, também tem um alto custo que nos faz pensar sobre como o açafrão é cultivado de forma caseira e assim poder desfrutar da sua particularidade e gosto por um valor mais baixo.

O açafrão é uma planta facilmente cultivada, que não se reproduz através de sementes, mas deve ser plantada diretamente na terra, considerando que o fertilizante é a chave mais importante, acima do clima onde começa o azafranal.

5 passos para cultivar o açafrão em jardins exteriores

1# – Fertilizar o solo onde quer plantar, que é o fator determinante em como o açafrão é cultivado. Então, se quer a planta durável e também a melhor, pode colocar 4 kg de estrume por metro quadrado de terra.

2# – O período ideal para iniciar o plantio será entre os meses de julho e setembro. Os bulbos devem ser enterrados a cerca de 18 centímetros de profundidade e com um espaço entre eles de aproximadamente 10 centímetros.

3# – Por ser uma cultura irrigada, não é aconselhável regá-la constantemente, basta apenas nos meses de março e setembro.

4# – No mês de Outubro, o mês em que os bulbos do açafrão dão a flor, que geralmente são 2 por cada bulbo. No melhor dos casos poderá ter a sorte de conseguir que cada bulbo possa dar entre 5 e 15 flores.

5# – Após esta etapa, a planta parecerá estar morta, mas será apenas um recesso que começará novamente, quando outra época de floração se aproximar.

Como cultivar açafrão em jardins internos

O cultivo do açafrão em vasos, não difere muito do que fez no jardim ao ar livre, devemos levar em conta apenas algumas recomendações.

O vaso a ser usado deve ser suficientemente profundo, o que tornará a safra mais durável, já que o pote precisará conter 60% de terra e 40% de fertilizante.

O recipiente precisará de uma boa drenagem e pode ser colocado num terraço onde possa receber a luz solar de Outubro a Maio. A irrigação sob este sistema só deve ser feita a cada 3 meses sem saturar o solo, para evitar que os bulbos apodreçam.

Se seguirmos estas dicas de como o açafrão é cultivado, em um espaço de 3 anos, teremos mais cinco reproduzidos por cada bulbo, que nos ajudará a manter e renovar nosso próprio plantio do chamado “Ouro Vermelho“.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *