As flores do crocus sativus produzem estigmas leves e finos, frágeis no tratamento, mas de grande interesse no mundo da cosmetologia e gastronomia. No entanto, existem também aplicações e usos de açafrão com os quais podemos nos beneficiar de suas propriedades saudáveis.
A utilização destes estigmas da flor é possível uma vez que tenham sido secos inteiros, que é a melhor forma de apresentação e que dá autenticidade ao produto, para realçar o seu aroma e sabor. Vamos ver então os usos variados desta planta em particular.
Aproveita e utiliza o açafrão na cozinha
É um costume muito enraizado que o açafrão pode ser usado na culinária seja colocado primeiro em um pouco de água ou leite e assim, depois de meia hora, esse líquido pode ser adicionado à comida, a fim de tirar mais proveito dela.
A paella espanhola típica, tem açafrão, entre outros ingredientes, para dar aquele toque gastronómico de sabor e cor que o distingue. Também pode ser utilizado juntamente com outras espécies, é ideal para marinar com certos peixes. Os alimentos e bebidas reconhecidos originários da Índia, dão usos ao açafrão de várias maneiras, como o arroz biryani e o batido de manga, como tempero ou aromatizante.
Melhore a sua saúde com com este usos do açafrão
Esta reconhecida especiaria possui propriedades ansiolíticas, o que a torna num bom sedativo com ação luminosa, além de regular os estados de ansiedade do apetite.
Recentemente, foram conhecidos novos usos do açafrão em consumo de cápsulas para evitar e alcançar melhoria de memória, especialmente nos pacientes que têm uma perda dessa capacidade, bem como a atenção.
Consumir pequenas quantidades de açafrão, pode ajudar as mulheres que sofrem de dor durante o período menstrual e também aquelas que ocorrem no estágio anterior.
Outros usos do açafrão são manifestados em favor do nosso corpo, seja durante estados febris, ou em caso de resfriados e resfriados comuns.
Devido ao seu amargor característico, o açafrão é considerado um digestivo imbatível, se consumido como aperitivo, auxiliando na secreção gástrica.
Como uma nota histórica, é bom saber que os faraós egípcios deram certos usos ao açafrão, que até hoje permanecem em vigor. Sendo assim, usaram-no para tratamentos de reumatismo, aproveitando-o também como estimulante afrodisíaco e libido, para não mencionar o seu manejo como narcótico, se consumido em altas doses.